De acordo com a Bíblia de Jerusalém, uma Bíblia Católica de referência, os Dez Mandamentos citados em Êxodo 20.3-17 são estes:
1. Não terás outros deuses diante de mim.2. Não farás para ti imagem de escultura.3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.4. Guardarás o dia de sábado, para o santificar.5. Honra teu pai e tua mãe.6. Não matarás.7. Não cometerás adultério.8. Não furtarás.9. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem desejarás a sua mulher, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.
É interessante observar que na reorganização dos Dez Mandamentos feita pelo Catecismo Católico, o segundo mandamento, que proíbe fazer e adorar imagens, é absorvido no primeiro mandamento, como se fosse parte dele. Esse documento oficial da Igreja Católica, deixa de fora o segundo mandamento na sua exposição oficial dos dez mandamentos de Deus, unindo-o ao primeiro mandamento e dizendo que a proibição de imagens se refere a imagens de outros deuses, e não imagens cristãs. Isso é seguido de uma justificativa para o culto dos ícones e imagens de Cristo, Maria e os santos (parágrafos 2119-2132).
E para completar dez mandamentos, separa o décimo em dois mandamentos distintos. O resultado final é que o segundo mandamento “não farás para ti imagens de escultura, e nem as adorarás” desaparece nas versões oficiais católicas dos Dez Mandamentos, como por exemplo no Catecismo Católico:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.2. Não tomar Seu Nome em vão.3. Guardar domingos e festas de guarda.4. Honrar pai e mãe.5. Não matar.6. Não pecar contra a castidade.7. Não furtar.8. Não levantar falso testemunho.9. Não desejar a mulher do próximo.10. Não cobiçar as coisas alheias.
Segundo o entendimento católico, os três primeiros mandamentos referem-se ao amor a Deus, e os outros sete ao amor ao próximo. Para eles, os dez mandamentos estão divididos em duas tábuas. Três foram escritos em uma tábua e os outros sete na outra. O nono mandamento católico é “não cobiçarás a mulher do teu próximo”, uma repetição desnecessária do mandamento “não adulterarás” e uma separação desnecessária do décimo, que proíbe a cobiça de tudo que pertença ao nosso próximo – inclusive seu cônjuge.
E ainda tem quem diga que não existe idolatria dentro do catolicismo romano!
Texto do Rev. Augustus Nicodemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário