Nesse domingo os protestantes irão para o culto de suas igrejas, e os católicos irão para a missa. Quais são as principais diferenças entre as duas coisas?
A Missa Católica
A missa católica é centralizada na Eucaristia, que é vista como o sacrifício de Cristo que se torna presente de novo no altar. A Eucaristia é considerada o ápice da liturgia católica, onde os fiéis participam do Corpo e Sangue de Cristo para obter a graça da salvação.
A missa é dividida em duas partes principais: a Liturgia da Palavra, que inclui leituras da Bíblia, homilia e orações, e a Liturgia Eucarística, que inclui a apresentação das ofertas, a consagração do pão e do vinho, e a Comunhão.
A missa católica enfatiza a continuidade do sacrifício de Cristo na celebração, a presença física de Cristo na hóstia e o papel sacerdotal do padre. Em outras palavras, que Cristo continua a se oferecer em sacrifício ali no altar, mediante as palavras do sacerdote.
O Culto Protestante
O culto protestante enfatiza a adoração a Deus, a confissão de pecados, a proclamação do Evangelho de Cristo, e o crescimento espiritual dos crentes. O culto público é caracterizado pela leitura da Palavra de Deus, pregação, cânticos sagrados, orações, ofertas e, ocasionalmente, a administração dos sacramentos.
Diferentemente da missa católica, o culto protestante não considera a Eucaristia como um sacrifício, mas como uma celebração memorial da morte e ressurreição de Jesus Cristo. O foco está na pregação da Palavra e na resposta da congregação através do louvor, adoração e obediência.
Considerando o ensino bíblico claro que Cristo já se ofereceu de uma vez por todas pelos pecados do seu povo, bem como o ensino de que somente Cristo é mediador entre Deus e os homens e que cada crente é um sacerdote, não é de se admirar que os Reformadores abandonaram a visão católica da missa, que se desenvolveu e prevaleceu na idade média, e retornaram à celebração pura e simples do culto, conforme encontramos no Novo Testamento.
Por Augustus Nicodemus
Nenhum comentário:
Postar um comentário