terça-feira, 13 de março de 2012

Cinco Pecados que Ameaçam os Calvinistas: Introdução | Solano Portela

O Que é Calvinismo?

Quando nós nos referimos a calvinismo, estamos falandodaquela compreensão da mensagem das Escrituras Sagradas que conclui que Deus ésoberano sobre todas as coisas. (1)

A Palavra de Deus foi habilmente estudada e assim expostapor João Calvino, seguindo as pegadas de Agostinho e do apóstolo Paulo. Nosescritos de Calvino temos não novas doutrinas, mas o ensino cristalino,procedente da Bíblia, de várias doutrinas da fé cristã que refletem essasoberania de Deus em todos os aspectos da nossa vida. Esta compreensão tem sidoàs vezes rotulada de As Doutrinas da Graça e resumida nos conhecidos CincoPontos do Calvinismo. (2)

Ela esteve presente nos escritos e ensinamentos dos grandesexpoentes da Reforma do Século XVI, e é encontrada nas históricas confissões doperíodo, inclusive na Confissão de Fé de Westminster, adotada pela IgrejaPresbiteriana do Brasil. Aqueles que aceitam que a Bíblia apresenta com essaperspectiva a pessoa de Deus, e as limitações conseqüentes do homem, têm sidochamados de calvinistas , entre os quais nos incluímos.

Esclarecimentos Sobre o Tema

Alguns podem pensar que vamos lidar com “Os Cinco Pecados doCalvinismo” . Apesar dessa idéia possivelmente trazer entusiástica reação deaprovação da parte de certos setores da igreja, quero esclarecer que nãoestaremos tratando dos “Pecados do Calvinismo” nem iremos escrever contra ocalvinismo. Nossa preocupação é com os pecados que ameaçam os calvinistas. Esses,vale esclarecer, não são pecados que caracterizam os calvinistas. Eles podemser encontrados em muitos campos de persuasão cristã e, nesse sentido, o alertaé generalizado. Nossa preocupação é, entretanto, a de que os calvinistas não seconsiderem imunes a esses perigos pois os pecados que vamos mencionar tambémrepresentam séria ameaça ao seu testemunho como cristãos eficazes na Igreja deDeus.

É importante ressaltar, em adição, que o nosso tema não é“Os Cinco Pecados que Ameaçam os Calvinistas”. Infelizmente existem mais decinco pecados que nos ameaçam, mas, com a graça de Deus, vamos abordar apenascinco destes e não todos eles. As pessoas que compartilham uma apreciação pelocalvinismo representam um solo fértil a esse estudo, o qual procede de umintenso desejo de que, como calvinistas, sejamos conhecidos tanto pelas nossasfirmes convicções como pela ampla demonstração do Fruto do Espírito em nossasvidas.

Pecados que Não Abordaremos

O Intelectualismo Estéril
A nossa tentativa é a de dar um passo além de alertar aosperigos do intelectualismo estéril. Parece-nos que muitos avisos já foramsoados a este respeito. Registro, como exemplo, um artigo na revista Banner ofTruth no qual W. J. Seaton diz:

Nosso sistema educacional está próximo de educar pessoasacima de sua inteligência e nossa igrejas reformadas devem ter cuidado para nãoproduzir novas gerações educadas teologicamente acima do nível de suaespiritualidade… Podemos ter uma geração que abraça o status da fé reformadamas que nunca se acha confrontada com o estigma de ser merecedora das chamas doinferno, salva apenas pelo exercício da livre graça de Deus, tão claramenteexpostas pelo calvinismo. (3)

Esse é o alerta contra o intelectualismo estéril que, emalgumas ocasiões, encontramos em nosso meio. Devemos ter pleno convencimentoque não existe aquilo que é chamado de ortodoxia morta, pois ela é nada mais,nada menos, do que heterodoxia viva. Que Deus nos preserve de retirar a vida desua mensagem e ensinamentos.

Pecados relacionados com caráter pessoal
Não vamos, em adição, tratar de pecados ou atitudespessoais, como: avareza, egoísmo, maledicência e outras situações pecaminosas,das quais oramos para que Deus nos livre sempre. Nossa proposição, portanto, éa de examinar alguns pecados adicionais que, corporativamente, podem estarrondando os calvinistas e que podem prejudicar tanto a nossa vida espiritual,quanto a de outros. Geralmente estes pecados ocorrem a partir de distorções denossas próprias e corretas persuasões. É Satanás, utilizando a alavancagemdessas convicções, procurando confundir os nossos corações, objetivando levar aruína, de uma forma toda especial, a fé reformada que tanto desejamos propagare vê-la aceita.

(1) Benjamin Breckinridge Warfield indica que o princípiofundamental do calvinismo é “uma profunda compreensão de Deus e de Suamajestade, acompanhada da constatação, inevitável e precisa, da natureza exatado relacionamento mantido entre Ele e Suas criaturas, mui especialmente entreEle e as criaturas caídas em pecado” – Calvin and Augustine (Philadelphia:Presbyterian and Reformed Publishing Company, 1956/1971) 288.


(2) (1) A depravação ou corrução total da natureza humana,caída em pecado; (2) a eleição incondicional, dos que constituirão a Igreja deCristo; (3) a expiação limitada, do nosso Senhor Jesus Cristo, que deu o Seusangue por Sua igreja; (4) a graça irresistível do Espírito Santo, chamando oseleitos à salvação; (5) a perseverança dos santos até a glorificação, preservadospelo poder e pelas promessas de Deus.

(3)W. J.Seaton, Are We Outgrowing the Five Points of Calvinism? Em Banner ofTruth (166/167, July/August 1977).

Sequência: [Introdução][1ªParte][2ªParte][3ªParte][4ªParte][5ªParte]

Por: Solano Portela
Fonte: solanoportela.com

Este livreto foi publicado no site da 1a Igreja Presbiteriana do Recife contendo uma versão preliminar publicana na revista "Os Puritanos". A versão publicada aqui é a completa. Este texto completo foi publicado pela Editora PES e pode ser adquirido através do site da editora:
http://www.editorapes.com.br


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