segunda-feira, 4 de março de 2024

TRATANDO OS ÍDOLOS DO CORAÇÃO | Augustus Nicodemus

Os ídolos do coração são uma realidade alarmante e traiçoeira, frequentemente negligenciada no discurso cristão contemporâneo. No entanto, a Bíblia fala vigorosamente contra a idolatria, tanto em sua forma tangível (imagens de escultura) quanto nas suas manifestações mais sutis, como ídolos do coração. Em Ezequiel 14:3, Deus repreende os anciãos de Israel, dizendo: "Estes homens levantaram seus ídolos em seu coração". Este versículo mostra a gravidade de permitir que qualquer coisa, além de Cristo, ocupe o lugar central em nossos corações.

O que é um ídolo do coração?

Um ídolo do coração é qualquer coisa que usurpa o lugar de Deus em nossas vidas. Pode ser uma obsessão por sucesso profissional, uma busca incessante por aprovação humana nas redes sociais, uma dependência de relacionamentos pessoais, ou até mesmo a busca por conforto material. Esses ídolos são perigosos porque muitas vezes se disfarçam de aspirações legítimas ou necessidades humanas básicas, tornando-se assim mais difíceis de identificar e erradicar.

Qual o mal que um ídolo representa?

A idolatria do coração é um desvio sutil, mas poderoso, do primeiro e grande mandamento que Jesus reitera em Mateus 22:37: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento". Quando permitimos que qualquer coisa, por mais boa ou inocente que pareça, ocupe o lugar que só Deus deve ter, estamos violando este mandamento fundamental.

Paulo, em Filipenses 3:19, adverte sobre aqueles cujo deus é o estômago e que se gloriam em suas vergonhas: “... o deus deles é o ventre... só pensam nas coisas terrenas”. Esta passagem é uma advertência de que quando nossos desejos terrenos se tornam o foco de nossa vida, estamos efetivamente criando um ídolo. Os ídolos do coração são particularmente traiçoeiros porque podem transformar até as bênçãos de Deus em objetos de adoração.

Como se libertar da idolatria no coração

A solução para essa idolatria sutil não é simplesmente a renúncia dos ídolos, mas um reorientação e um redirecionamento do nosso coração e afetos para Deus. Colossenses 3:2 nos instrui: "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra". Isso significa cultivar um relacionamento profundo e pessoal com Cristo, permitindo que Ele reine supremo em nossos corações. Ao fazer isso, começamos a ver nossas prioridades, desejos e ambições através da perspectiva de Deus, e não mais como fins em si mesmos.

Os ídolos do coração são substitutos insidiosos e falsos para Deus. Eles nos desviam do verdadeiro propósito e satisfação que só podem ser encontrados em um relacionamento vivo e vibrante com Jesus Cristo. O desafio para o cristão moderno é identificar e remover esses ídolos, retornando a uma adoração pura e inabalável ao único Deus verdadeiro.

Por Augustus Nicodemus Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário