segunda-feira, 25 de março de 2024

ORAR COM CONFIANÇA

1João 3:19-24 nos dá uma base sólida para entender a confiança que podemos ter ao nos aproximarmos de Deus em oração. Este trecho destaca que, ao nosso coração nos condenar, Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas. 

Assim, se nosso coração não nos condena, temos confiança diante de Deus e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos a seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável.

A confiança em pedir coisas a Deus não é um cheque em branco para nossos desejos pessoais, mas está intrinsecamente ligada à nossa relação de obediência e amor para com Ele.

Tiago 1:6-7 nos lembra que devemos pedir com fé, sem duvidar, pois quem duvida é como a onda do mar, levada e agitada pelo vento. A fé genuína, portanto, é um componente crucial na oração eficaz. Não é apenas crer que Deus pode fazer, mas que Ele fará o que é melhor segundo a Sua vontade soberana.

Olhando para personagens bíblicos, vemos exemplos vívidos de confiança em Deus. Daniel, por exemplo, demonstrou uma fé inabalável ao orar, mesmo sabendo que poderia ser lançado na cova dos leões (Daniel 6). Sua confiança não estava na sua própria justiça, mas na fidelidade de Deus. 

Outro exemplo é Ana, que derramou seu coração em oração por um filho, prometendo dedicá-lo ao Senhor. Deus atendeu ao seu pedido, dando-lhe Samuel, um dos maiores profetas de Israel (1 Samuel 1).

Estes exemplos mostram que a confiança em Deus nas nossas orações está atrelada à nossa disposição de viver de acordo com Sua vontade e de nos entregarmos completamente a Ele. 

Hebreus 11:6 afirma que sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Portanto, nossa confiança em pedir coisas a Deus é fortalecida pela nossa relação com Ele, uma relação que deve ser marcada pela obediência, fé e amor. 

Quando nossas vidas refletem essas qualidades, podemos nos aproximar do trono da graça com confiança, sabendo que Ele nos ouve e nos responde de acordo com a Sua perfeita vontade. Isso não significa que sempre receberemos o que pedimos da maneira que esperamos, mas podemos confiar que Deus trabalha todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28).

Augustus Nicodemus

Nenhum comentário:

Postar um comentário