terça-feira, 19 de março de 2013

Sete Características dos falsos mestres | Colin Smith

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (2Pedro  2:1 )

Não há "si”, “e” ou “mas", nas palavras de Pedro. É uma declaração clara e definida. Havia falsos profetas entre o povo (de Israel no Antigo Testamento). Isso é uma questão de história.

Os falsos profetas eram um problema constante no Velho Testamento, e aqueles que falsamente afirmou ser profetas de Deus eram para ser apedrejada. As pessoas raramente tinha a vontade de lidar com eles, para que eles se multiplicaram, causando um desastre para a vida espiritual do povo de Deus.

Da mesma forma, Pedro diz: "Haverá falsos mestres entre vocês. " Observe as palavras "entre vocês." Pedro está escrevendo para a igreja e diz: "Haverá falsos profetas  entre vocês. " Assim, ele não está falando de pessoas da Nova Era na televisão. Ele está falando de pessoas na igreja local, membros de uma congregação local.

Não há tal coisa como uma igreja pura deste lado do céu. Você nunca vai encontrá-lo. O trigo eo joio crescem juntos. Warren Wiersbe escreve:

Satanás é o falsificador. . . . Ele tem um falso evangelho ( Gálatas 1:6-9 ), pregado por falsos ministros ( 2 Coríntios 11:13-12 ), produzindo falsos cristãos ( 2 Coríntios 11:26 ). . . . Satanás planta suas falsificações onde os crentes de Deus plantas verdadeiras ( Mateus 13:38 ).

Autêntico ou falsificado?

Como você reconhece o cristianismo falsificado?

Em 2 Pedro 1, lemos sobre os crentes genuínos. E em 2 Pedro 2, lemos sobre os crentes falsificados. Se você colocar estes capítulos lado a lado você vai ver a diferença entre os crentes autênticos e falsificados.

1.  Fonte DiferenteDe onde é que a mensagem vem?

Pedro diz: "Nós não seguimos  fábulas engenhosamente inventadas,  quando lhes falamos sobre o poder ea vinda de nosso Senhor Jesus Cristo "(1:16). E então ele diz que os falsos mestres explorão "com histórias que eles têm feito" (2:3). Assim as verdadeiras fontes de mestres que, segundo ele, a partir da Bíblia. O falso mestre confia em sua própria criatividade. Ele faz a sua própria mensagem.

2.  Mensagem diferente - Qual é a substância da mensagem?

Para o verdadeiro mestre, Jesus Cristo é o centro. "Nós temos tudo que precisamos para vida e piedade nele" (1:3). Para o falso mestre, Jesus está às margens: "Eles vão introduzir secretamente heresias destruidoras, negando até o Soberano Senhor que os resgatou" (2:1).

Observe a palavra “secretamente”. É raro alguém na igreja abertamente negar Jesus. O movimento de distância da centralidade de Cristo é sutil. O falso mestre irá falar sobre como as outras pessoas pode ajudar a mudar sua vida, mas se você ouvir com atenção o que ele está dizendo, você vai ver que Jesus Cristo não é essencial para a sua mensagem.

3 . Diferente posição - Em que posição a mensagem irá lhe deixar?

O verdadeiro cristão "escapa da corrupção no mundo causada pela cobiça" (1:4). Ouça como Pedro descreve o falso cristão: "Eles prometem ... liberdade, quando eles mesmos são  escravos da depravação , para um homem é um escravo para o que quer que ele tenha dominado "(2:19). O verdadeiro crente está escapando corrupção, enquanto o crente falsificação é dominado por ele.

4.  Diferente Personagem - Que tipo de pessoas esta mensagem produz?

O verdadeiro crente persegue bondade, conhecimento, auto-controle, perseverança, piedade, bondade, irmão e amor (1:5). O falso cristão é marcado pela arrogância e difamação (2:10). Eles são "especialistas em ganância" e "seus olhos estão cheios de adultério" (2:14). Eles também "desprezam a autoridade" (2:10). Esta é uma característica geral de um crente falsificado.

5.  Apelo diferente - Por que você deve ouvir a mensagem?

O verdadeiro mestre apela para a Escritura. "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la," (1:19). Deus falou, e os verdadeiros mestres apelaram para sua palavra.

O falso mestre faz um apelo bastante diferente: "Ao apelar aos desejos lascivos da natureza humana pecaminosa, eles atraem as pessoas que estão escapando aos que vivem no erro" (2:18).

  • Assim, o verdadeiro mestre pergunta: "O que Deus disse em sua Palavra?"
  • O falso mestre pergunta: "O que as pessoas querem ouvir? Que vai apelar para a sua carne?"

. 6  Frutos diferentesQual o resultado que a mensagem tem na vida das pessoas?

O crente verdadeiro é eficaz e produtivo em seu conhecimento de Jesus Cristo (1:8). A contrafação é "como uma mola sem água" (2:17). Este é um quadro extraordinário! Eles prometem muito, mas produzem pouco.

7.  Final diferente - Onde a mensagem pode levar você?

Aqui encontramos o contraste mais perturbador de todos. O verdadeiro crente receberá "boas-vindas de um rico no reino eterno de nosso Senhor Jesus Cristo" (1:11). O falso crente  experimentará "repentina destruição" (2:1). "para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." (2:3).

Jesus nos diz que haverá  muitos  que estiveram envolvidos no ministério em seu nome, a quem ele dirá: "Apartai-vos de mim, eu nunca conheci" ( Mateus 7:21 ). Quem são essas pessoas? Certamente Pedro está descrevendo-os nesta passagem.

Não seja ingênuo

Não devemos ser ignorantes: "Haverá entre vós falsos mestres" (2:1). Então, como vamos aplicar esta advertência?

Primeiro, esta simples declaração  de Pedro lembra-nos que a Igreja precisa ser protegida. Entre as muitas pessoas maravilhosas que vêm através das portas da igreja a cada ano, alguns fazem mais mal do que bem.

Eles podem parecer ótimas pessoas, mas eles não acreditam na autoridade da Bíblia ou na exclusividade da salvação em Cristo. Congratulamo-nos com essas pessoas, porque eles precisam de Cristo, tanto quanto nós, mas não devemos permitir que eles tenham influência na igreja.

Segundo, os céticos sempre serão capazes de apontar a hipocrisia e incoerência na igreja. Eles sempre fezem isso, e sempre farão. Um dos mais estranhos motivos para não seguir a Cristo é assim:

"Eu vi pessoas na igreja que são hipócritas". Então você não vai seguir a Cristo, porque algumas pessoas que afirmam seguir a Cristo são hipócritas?

A existência da falsificação nunca é uma boa razão para rejeitar o genuíno. Pedro essencialmente nos diz: "É claro que existem falsos cristãos. Claro que existem mestres que fazem mal a igreja mais do que bem. O que mais você poderia esperar deste mundo caído?

Cresçam! Não sejam ingênuos! Não percam o que é real, simplesmente porque você tem visto a falsidade ".

Aponte para 2 Pedro 2:1 da próxima vez que encontrar alguém escondido atrás essa desculpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário