sábado, 6 de agosto de 2011

Deus responde as orações dos descrentes?


Deus é soberano e pode optar por responder qualquer oração que Ele achar conveniente. Mas a Escritura indica claramente que Deus não ouve ou responde a todas as orações. Na verdade, a Escritura pelo menos quinze razões para a oração sem resposta. Deus não responde às as orações daqueles:


1) Quem tem motivos pessoais e egoístas.

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, que você pode gastar em seus prazeres (Tiago 4:3).

2) Quem atender à iniqüidade em seus corações.

Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá (Sl 66:18).

3) Quem permanecer no pecado.

Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça (Isaías 59:2). Agora sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas se alguém é temente a Deus e faz a Sua vontade, Ele ouve-o (João 9:31).

4) Quem oferecer um serviço indigno de Deus.

"Vocês estão apresentando alimentos contaminados no Meu altar. Mas vocês dizem: 'Como temos profanado? Em que você diz, "A mesa do SENHOR é para ser desprezado." Mas quando você apresenta o cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando você apresenta o coxo ou o enfermo, não é o mal? Por que não oferecê-lo ao governador? Será que ele esteja satisfeito com você? Ou será que ele recebê-lo gentilmente? " diz o SENHOR dos Exércitos. "Mas agora você não vai suplicar o favor de Deus, que Ele possa ter misericórdia de nós? Com ​​tal oferta da sua parte, ele irá receber qualquer um de vocês gentilmente?" diz o SENHOR dos Exércitos.

5) Quem abandonar a Deus.

Assim diz o SENHOR acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se e não detiveram os pés; por isso, o SENHOR se não agrada deles, mas agora se lembrará da maldade deles e visitará os seus pecados. Disse-me mais o SENHOR: Não rogues por este povo para bem. Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor e quando oferecerem holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles; antes, eu os consumirei pela espada, e pela fome, e pela peste. (Jr. 14,10-12)

6) Quem recusar o chamado de Deus.

Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;
....Então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão. (Provérbios 1:24-25, 28).

7) Quem é que não vai acatar a lei de Deus.

O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. (Provérbios 28:9). "Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas precedentes; donde veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. E aconteceu que, como ele clamou, e eles não ouviram, assim também eles clamarão, mas eu não ouvirei, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zacarias 7:11-13).

8) Quem ouvidos moucos ao clamor dos pobres.

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido. (Provérbios 21:13).

9) Quem são violentos.

Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. (...) Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniqüidade; os vossos lábios falam falsamente, e a vossa língua pronuncia perversidade. (Isaías 1:15; e 59:2-3)

10) Quem adorar os ídolos.

"Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar, e clamarão a mim; e eu não os ouvirei. Então, irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a que eles queimaram incenso; eles, porém, de nenhuma sorte, os livrarão no tempo do seu mal. Porque, segundo o número das tuas cidades, foram os teus deuses, ó Judá! E, segundo o número das ruas de Jerusalém, levantaste altares à impudência, altares para queimares incenso a Baal. Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal."(...) "E disse-me: Viste, filho do homem? Verás ainda abominações maiores do que estas. E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente. Então, me disse: Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá do que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. Pelo que também eu procederei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, eu não os ouvirei". (Jeremias 11:11-14, e Ezequiel 8:15-18).

11) Quem não tem fé.

Mas deixe-o pedir com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha tal homem que receberá do Senhor alguma coisa (Tiago 1:6-7).

12) Quem são os que vivem em hipocrisia.

Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. (Lc 12:1b).

13) Quem são os orgulhosos de coração.

Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. (...) Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6, e 1 Pedro 5:5).

14) Quem são hipócritas.

"O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". (Lucas 18:11-14).

15) Quem maltrata o povo de Deus.

"Deste-me também o pescoço dos meus inimigos, para que eu pudesse destruir os que me aborrecem. Clamaram, mas não houve quem os livrasse; até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu. (Sl 18:40-41)" "Mic 3:2 A vós que aborreceis o bem e amais o mal, que arrancais a pele de cima deles e a sua carne de cima dos seus ossos, e que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne do meio do caldeirão. Então, clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá, antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras. (Miquéias 3:2-4)".
Então, Deus responde as orações dos descrentes? A sim estrito ou nenhuma resposta é difícil sem qualificação a resposta de várias maneiras. No entanto, vale ressaltar que os princípios acima mencionados representam algumas das principais características de um descrente. Assim, podemos dizer com segurança que, em geral, Deus não responde as orações de um: descrente.
Por: John MacArthur
Fonte: Grace To You
Tradução: Evandro Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário