sexta-feira, 29 de março de 2013

Os Apóstolos Foram Mensageiros de Cristo Únicos e Irrepetíveis? | John Piper

A palavra "apóstolo" significa "enviado". Então a palavra pode ter um significado bem genérico de algumas pessoas enviadas por outras em uma missão especial (ex: 2 Coríntios 8:23; Filipenses 2:25). Nesse caso, não há nenhuma autoridade religiosa especial implícita porque aquele que envia não é uma autoridade e não tem a intenção de conferir aos "apóstolos" autoridade que eles não possuem.

Ao determinar qual autoridade um "apóstolo" tem, deveríamos perguntar: que autoridade tem aquele que enviou o apóstolo como seu porta-voz autorizado? E: quanto dessa autoridade aquele que enviou deu a seu representante?

Jesus escolheu Doze Apóstolos para um papel único e irrepetível na história da redenção. Isso pode ser visto nas cinco passagens seguintes das Escrituras.

  • Lucas 6:13 – "E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos".
  • Mateus 19:28 – "Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel."
  • Atos 1:21-22 – (Depois que Judas cometeu suicídio, Pedro percebeu que o número dos 12 precisava ser restabelecido para o ministério autorizado dos Doze de testemunha. Então ele disse...) "É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição."
  • Apocalipse 21:14 – (Ao descrever a Nova Jerusalém que descia do Céu, da parte de Deus, João diz que o fundamento da cidade eram os doze apóstolos). "A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e estavam sobre estes os doze nomes dos doze apóstolos do Cordeiro."
  • Efésios 2:19-20 – (Semelhantemente, Paulo fala dos apóstolos como o fundamento da igreja.) "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular."

De certo modo, todos os missionários verdadeiramente chamados por Deus, são enviados por Cristo como Seus representantes e devem poder dizer: "somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus" (2 Coríntios 5:20). Para ser um missionário autêntico, esse missionário precisa ter sido "enviado". "E como pregarão, se não forem enviados?" (Romanos 10:15)

Então esses missionários são autorizados por Cristo ressuscitado, mas não diríamos que Jesus concede a eles o mesmo grau de autoridade que ele deu aos apóstolos originais cujos ensinos estão agora no Novo Testamento. A autoridade desses missionários deve sujeitar-se constantemente ao Novo Testamento e ser provada pela conformidade com que os porta-vozes originais do Senhor ensinaram.

Entre os Doze apóstolos escolhidos por Jesus e os missionários comuns enviados pelo Senhor atualmente, parece haver um outro grupo (ou grupos) de homens chamados e autorizados por Jesus no Novo Testamento, alguns dos quais estão em pé de igualdade com os Doze em sua autoridade de ensino. Paulo certamente acreditava que seu chamado e comissão pelo Cristo ressuscitado o colocavam no mesmo nível que os Doze em seu papel de ensino (Gálatas 1:1, 12-16; 2:8; 1 Coríntios 9:1-2; 15:8-10; 2 Coríntios 12:12). Havia também outros que podem ter tido mais ou menos autoridade de representantes do Senhor (Gálatas 1:19; Atos 14:14; 1 Coríntios 15:5-7; Romanos 16:17).

Provavelmente faríamos bem ao evitar usar esse termo para missionários e plantadores de igrejas, porque usá-lo pode muito bem criar uma confusão que pode servir para diminuir a autoridade única dos ensinamentos apostólicos originais.

Menos que apostólico,

Pastor John Piper

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