terça-feira, 5 de março de 2013

Discipline-se | John MacArthur

pensando-no-pouco-que-ha1Você percebe que a diferença entre um piedoso sincero, controlado pelo Espírito Santo, devotado, cristão obediente e um derrotado, fraco, Cristão lutando e o que acontece na mente? Eles podem frequentar na mesma igreja, servir nos mesmos ministérios e fazer as mesmas coisas, mas um é externamente derrotado, e o outro vive uma vida espiritualmente frutífera. A diferença é a vida do pensamento.

Um dia, a diferença será manifestada. Paulo disse aos coríntios que quando o Senhor vier, Ele "tanto trará à luz as coisas escondidas na escuridão e revelará os motivos do coração dos homens" ( 1 Coríntios 4:05 ). Jesus disse algo semelhante:

"Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz" ( Lucas 8:17 ).

E, "…Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. "( Lc 12:1-2 ).

Exorto-vos a olhar profundamente no espelho da Palavra de Deus ( Tiago 1:23-24 ), que é  "apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" poderoso ( Hebreus 4:12, KJV ). Como Jeremias aconselhou Israel, "Lava o teu coração da maldade, ó Jerusalém, para que possam ser salvos. Quanto tempo trabalha os pensamentos maus dentro de você? "( Jeremias 04:14 ). E, como Paulo disse, "vamos purificar-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus" ( 2 Coríntios 7:1 ).

  • Como podemos lidar com o problema de maus pensamentos?
  • O processo é como mortificante qualquer outro pecado.

Primeiro, confessar e abandonar o pecado . "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos , é deixá-lo e voltar para o Senhor, e Ele terá compaixão dele, e para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar " ( Isaías 55:7 , ênfase adicionada). Se a sua vida pensamento abriga pecados de imoralidade, pecados de raiva em relação a alguém, os pecados de vingança, os pecados de amargura, pecados da cobiça, ou o que quer, confessá-los a Deus. Se arrepender e pedir perdão. Se confessarmos, Ele é fiel e justo para nos perdoar e continuar a limpeza ( 1 João 1:9 ).

Recusar-se a entreter esses pensamentos . Propósito de abandonar seus padrões de pensamento errados imediatamente e começar a construir novos hábitos justos. Se você está entrando em velhas formas de pensar, de confessar o seu pecado e se recusa mais uma vez para dar lugar a pensamentos maus. Conscientemente dirigir a sua mente para fixar-se em coisas puras: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."( Filipenses 4:08 ). Em outras palavras, reprogramar sua mente com a verdade e a justiça.

Alimentar-se da Palavra de Deus . "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmo 119:11 ). A Palavra isola a mente. Ela fortalece o coração. Ocupa a alma e fortalece-o contra os maus pensamentos. Só quando usar a espada do Espírito habilmente podemos mortificar nossas imaginações carnais :

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Efésios 6:17 )

Evite as atrações do mal . Não se exponha a atividades, imagens ou conversas que provocam maus pensamentos. Como Jó, faça um pacto com seus olhos (Jó 31:1) ou com seus ouvidos, ou com o qualquer sensações que podem levá-lo à maus pensamentos. Recusar-se a alimentar qualquer tendência que possa atrair a sua imaginação à maldade. Isto é o que Jesus quis dizer quando disse que figurativamente;

"29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."( Mateus 5:29-30 ).

Cultive o amor de Deus . Davi disse no Salmo 119:97 , "Mem. Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia."E depois quatro versos mais tarde, ele disse," eu tenho restringido os meus pés de todo caminho mau. "Se colocarmos nossas mentes nas coisas do alto, as coisas na Terra deixará de manter o mesmo fascínio por nós (Colossenses 3:02 ). "Onde está o teu tesouro, ali estará o seu coração também" ( Mateus 6:21 ) e onde suas afeições estão colocadas, seus pensamentos vão estar lá também.

David terminou o Salmo 19, o seu hino grande à suficiência das Escrituras, com estas palavras:

12 Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. 13 Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhorie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. 14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! (v. 12-14).

Esse é o estado de espírito de cada pessoa verdadeiramente piedosa. É também o objetivo de instrução bíblica: "amor de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera" ( 1 Timóteo 1:5 ).

Então, como é a sua vida de pensamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário