quarta-feira, 11 de maio de 2011

Evangelho, o poder de Deus para salvação

Romanos 1:16
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de
todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

A Mensagem: Que há poder em Cristo para salvar ao ouvinte de todos os seus pecados.

Introdução

Poder é uma coisa conhecida e apreciada entre os homens. Pelo poder que tem no seu corpo e na alma o homem se guarda dos males materiais e morais que o ameaçam.

Nem sempre tem em si o poder suficiente para se guardar de todos os males, mas, às vezes, pode contar com a proteção dos seus semelhantes. Nós, todos, precisamos de algum poder fora de nós mesmos para nos guardar do pecado, e esse poder encontraremos somente em Deus.

O pecado é um poder para o mal que ameaça a vida espiritual de cada um, e se não acharmos outro poder maior para o vencer, seremos derrotados.

O Evangelho de Cristo é o poder que precisamos, mas, porventura, sentimos a nossa necessidade?

a) Pode ser que, acusados por uma consciência atribulada, tenhamos experimentado diversas maneiras de nos corrigir: boas resoluções, esforços, promessas, etc. Porventura elas têm dado o resultado desejado?

b) Porventura cada um quer provar o poder de Cristo em santificar a sua vida?

c) Temos alguma experiência própria da verdade que «Cristo salva»? Se não, qual é o empecilho? Ele não quer? Ele não pode? Ou será que não temos realmente contado com Ele?

1 – QUE É O EVANGELHO DE CRISTO?

a) Não é uma «nova lei»; não é qualquer coisa que nós tenhamos que fazer; não é qualquer coisa que os homens tenham inventado.

b) E o Evangelho de Cristo, falando-nos dele como Mensageiro e manifestação do amor de Deus; falando do sangue dele como a suficiente expiação do pecado, da Sua presente graça como o grande poder para a salvação em vidas humanas. O único poder.

2 – POR QUE É PODER PARA A SALVAÇÃO?

a) Porque faz seu apelo ao nosso amor, revelando que Deus nos ama, apesar de sermos indignos disso.

b) Porque nos apresenta um ideal perfeito, que a nossa consciência aprova e que o nosso entendimento renovado deseja imitar.

c) Porque nos ocupa constantemente com o bem, e com tudo que é santo e puro.

d) Porque nos traz novidade de vida no poder do Espírito Santo.

e) Porque nos fala de um futuro galardão, do qual o nosso atual gozo espiritual é o penhor.

3 – COMO SE OBTÊM AS SUAS BÊNÇÃOS?

Elas não são o prêmio de qualquer bondade natural nossa, nem dos esforços nossos. Elas são obtidas pela fé. Mas, que significa a fé? Ela importa:

a) Uma compreensão e apreciação daquilo que o Evangelho revela de Cristo.

b) Uma confiança no valor do Seu sangue como a base de nosso perdão.

c) Andar perto dele cada hora do dia. Cristo nunca oferece salvar a ninguém ao longe, nem dar-lhe meia-salvação. Porventura o ouvinte realmente deseja a salvação de Deus?