Dentre as muitas formas de cuidado para com as nossas vidas, Deus deu-nos a igreja local. A igreja local pode ser definida como aquele grupo de pessoas que possuem fé em Cristo Jesus e que se reúnem regularmente para a adoração, oração e aprendizado da Palavra de Deus em um lugar específico, e que, se submetem à liderança de um ou mais pastores. Fazer parte de uma igreja local é possuir compromisso com Deus e com pessoas que têm o mesmo objetivo.
Neste texto transcrito acima o apóstolo Paulo lembra a responsabilidade da igreja local, e ao mesmo tempo os benefícios que recebem aqueles que se mantêm comprometidos com ela. Ele fala daquilo que comumente é chamado de mandamentos mútuos. Referem-se àquilo que os crentes devem fazer uns pelos outros. Somente dentro do ambiente da igreja local é possível cumprir e receber os benefícios destes mandamentos.
Paulo fala que os membros da igreja devem admoestar os insubmissos. Isso significa que sempre que há alguém agindo com rebeldia a igreja deve corrigi-lo. O que seria do crente se não houvesse outros auxiliando-o a manter-se em obediência à Deus? Esse é um dos grandes benefícios de se fazer parte de uma igreja local. A Bíblia nos chama de ovelhas, e ovelhas são animais que tendem a se desviar sempre, então precisamos de admoestação, muito mais do que imaginamos. Através da admoestação os irmãos contribuem para que meus olhos não sejam cegados pelo engano do pecado, evitando assim que eu me veja em rebeldia com Deus.
Paulo diz ainda que a igreja deve consolar os desanimados. Literalmente isso significa que a igreja deve se colocar ao lado daqueles que estão se apequenando na fé. A palavra desanimado quer dizer pouca vida. Sempre há na igreja pessoas que tendem a desanimar em sua caminhada cristã. As provações, a luta contra o pecado, a pressão do mundo, sempre podem levar um crente ao desânimo. Que benefício ter pessoas ao lado para nos encorajar, nos motivar quando o desânimo vem!
Outra responsabilidade ressaltada pelo apóstolo Paulo é a de amparar os fracos. A idéia aqui é a de escorar os que estão caindo, é colocar-se no sentido contrário da fraqueza. Quando irmãos estão fraquejando, outros precisam ampará-los. Isso envolve admoestação, correção e estímulo. Paulo não está falando aos fracos, mas aos fortes sobre sua responsabilidade para com os fracos. Assim o fraco não está autorizado a exigir amparo, ele nunca poderá dizer que caiu porque ninguém lhe deu amparo. Os fortes, por outro lado, têm a obrigação de oferecer amparo aos fracos.
Por último, neste versículo, Paulo fala da responsabilidade que a igreja tem de ter paciência com todos. A paciência faz com que não julguemos os servos do Senhor. Ela nos ajuda a suportar as deficiências dos outros. Isto demonstra que a igreja é um ambiente onde haverá muitas dificuldades, já que a paciência pressupõe a existência de problemas. Se não houver problemas não haverá a necessidade de ter paciência. Muitos têm uma idéia equivocada sobre igreja, imaginam que numa igreja não há problemas, que as pessoas sempre se dão muito bem umas com as outras e que nunca há divergências. Não é assim, entretanto que a Bíblia nos mostra a igreja. Paulo orienta a igreja a ter paciência, logo ela não está isenta de dificuldades nos relacionamentos. Numa igreja local existem irmãos em estágios diferentes de fé. Uns estão mais amadurecidos, outros, no entanto, são mais imaturos e requerem mais paciência. É um benefício para os novos que os mais maduros exerçam a paciência com eles. Isso os integra e os mantém unidos à igreja para que eles possam com isso crescer na fé.
Diante disso se alguém reluta em se envolver com a igreja local e se comprometer com ela, nunca crescerá espiritualmente, pois deixará de usufruir deste tão grande benefício deixado por Deus para nosso cuidado que é a igreja local.

Clodoaldo Machado é pastor na Igreja Batista no Parque Industrial em São José dos Campos, SP