quinta-feira, 28 de março de 2013

A Ira de Deus é Contra o Pecador | Tim Conway

 

DESCRIÇÃO

E se você nunca disser às pessoas que Deus não se ira ardentemente contra o pecador, não apenas contra o pecado, mas contra o pecador, então você está mentindo para elas. Porque eu não encontro versículos que falam e mostram que Deus derrama sua ira sobre o pecado. Como seria isso?

Como você derrama a ira sobre o pecado? Onde está isto? Ouça isto. Eu darei a você cinco versículos que tratam sobre a ira de Deus. Você me diz quem são os alvos da ira.

Êxodo 22:22 – “A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor. E a minha ira se acenderá e vos matarei à espada.”

Levítico 26:27 – “E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo, Também eu para convosco andarei contrariamente em furor;” – “porque grande é o furor do SENHOR, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.”

Esdras 8:22 – “A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam.”

Salmo 21:08 – “A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam. Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.” Amigos, Sua ira é dirigida contra os pecadores, não apenas ao pecado.

Deixe-me dizer algo mais sobre a Sua ira. É aterrorizante. Não há outra maneira de dizer, é infinitamente terrível. Então, muitas vezes é comparada ao fogo; eu noto que várias vezes ela está comparada a beber um cálice. Mesmo a borra do cálice (Isaías 51:22), que eu acho que é onde nós temos a figura que Cristo usa quando Ele está no jardim. Se fosse possível, Ele estava orando ao Pai que Ele o livrasse desse cálice, um cálice de ira. Porém mais vezes do que qualquer outra coisa na Bíblia; Você me diz. Você ouviu isso. Você ouviu com que esta ira é comparada,

Êxodo 15:07 – “enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.” – “o ardor da sua grande ira”.

Salmo 21:9 – “Tu os farás como um forno de fogo no tempo da tua ira; o SENHOR os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.”

Isaías 66:15 – “Porque, eis que o SENHOR virá com fogo; e os seus carros como um torvelinho; para tornar a sua ira em furor, e a sua repreensão em chamas de fogo.”

Jeremias 4:04 – “Circuncidai-vos ao SENHOR, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.

Ezequiel 21:31 – “assoprarei contra ti o fogo do meu furor”

Ezequiel 38:19 – “fogo do meu furor”

Jeremias 17:04 – “porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.”

Isaías 30:30 – “com indignação de ira, e labareda de fogo consumidor,”

Deuteronômio 32:22 – “Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.”

Deuteronômio 29:20 – “fumegará a ira do SENHOR e o seu zelo contra esse homem” Pessoal, este é um dos versos mais terríveis que eu já li na Bíblia.

Ezequiel 22:20 – “Como se ajuntam a prata, e o bronze, e o ferro, e o chumbo, e o estanho, no meio do forno, para assoprar o fogo sobre eles, a fim de se fundirem, assim vos ajuntarei na minha ira e no meu furor, e ali vos deixarei e fundirei. E congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela.”

Quer saber? O homem quer ignorar isso, ele quer esquecer, ele quer suprimir.

O homem gosta de pensar, “Oh meu pecado não é tão ruim”, e, “Deus não está assim tão zangado.” E o homem por algum motivo acha que, de alguma maneira, de alguma forma, “Bem, mesmo que o inferno seja real, eu vou estar lá com todos os meus amigos.”

[Ezequiel 22:21] “E congregar-vos-ei, e assoprarei sobre vós o fogo do meu furor; e sereis fundidos no meio dela.”

O homem pensa que poderá suportá-lo. Mas eu digo a você que, quando Deus sopra sobre ele a ira de sua vingança, com os fogos, fumaça, chamas. O homem desfalecerá imediatamente. Não haverá resistência nele. Ele vai sucumbir a essa ira. Pessoal, a Ira de Deus é terrível.

E eu vou dizer a você, somente o pecado mostra essa característica de Deus. A ira é a forma de um Deus santo responder à maldade do homem. Mas eu vou te dizer uma terceira coisa sobre essa ira, ela é justa. Ouçam,

Romanos 2:5 – “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;”

Você sabe o que a maioria dos homens se sente? Eles sentem que a ira de Deus… Se é tão ruim quanto a bíblia diz que é, E a bíblia diz que é terrível, é extremamente aterrorizante. Se é assim tão mau, o homem olha para isso e diz: “Espere um segundo.” “Se é tão ruim assim, isto já é demais” “Deus está passando dos limites” O homem não pode conceber que Deus possa reagir de forma tão violenta, “aos nossos pequenos pecados.” Então eles dizem: “Isso não pode ser assim. É um exagero.” Eu vou dizer-lhe que o problema não é que Deus seja exagerado. Não é que Ele seja extremo. Não é que Ele seja desproporcional. A Bíblia diz que seu julgamento é justo.

Pessoal, o problema é que subestimamos o grau da nossa transgressão, nossa culpa. Nossa culpa está em um nível que desconhecemos. O problema não está na nossa avaliação da sua ira. O problema está na nossa avaliação da gravidade do nosso pecado. Aqui está o problema. A ira de Deus não nos deve fazer pensar em um Deus que pune de forma exagerada. Deve fazer-nos pensar que o homem insensato subestima o pecado. A ira de Deus é razoável se entendermos o nosso pecado.

por Tim Conway

assinatura iilbests