terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Pense em tudo que é verdadeiro | Ronaldo Lidório

PENSE EM TUDO O QUE É VERDADEIRO

Na luta contra a ansiedade, aprendemos com o apóstolo Paulo que precisamos guardar e orientar nossos pensamentos. Eles nos dá uma lista daquilo que deve encher nossas mentes: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4:8).

Hoje refletiremos sobre o primeiro de oito tipos de pensamentos que devemos alimentar a cada dia: “tudo o que é verdadeiro”. Paulo já havia falado sobre não andarmos ansiosos, colocando nossas preocupações perante Deus em oração e confiança e recebendo, assim, a paz de Deus em nossas mentes e corações. Agora, ele escreve o verso seguinte como quem conclui o ensino, dando orientações finais e práticas. A orientação é clara: devemos encher nossas mentes com o que vem de Deus e rejeitar os pensamentos provindos da nossa carne.

O primeiro conselho é: pense em tudo o que é verdadeiro! A expressão traduzida por “verdadeiro” (alethe) significa algo real, genuíno, que ama a verdade. Em outras palavras, devemos abraçar os pensamentos enraizados na verdade e fugir daqueles que sugerem mentiras e falsidades. Podemos, assim, refletir em alguns pontos. 

Primeiro, em um mundo cheio de falsidades, manipulações, mentiras e enganos, encontramos a verdade somente em Deus. Ele é verdade e luz, e odeia a mentira e o engano. Portanto, busque na Palavra, em oração e adoração o Deus da verdade. Essa verdade não será encontrada em gurus, livros, cursos e tutoriais. Tudo neste mundo é enviesado e tem agenda própria, mas Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). Somente nele há verdade plena!

Segundo, “tudo o que é verdadeiro” refere-se a fatos, ideias, projetos e desejos que estão alicerçados na verdade, ou seja, a tudo o que tem o selo de qualidade de ser verdadeiro. Aqui, portanto, não entram falsidade, mentira, fofoca, calúnia, palavras dúbias, vitimizações ou acusações falsas. A proposta bíblica é termos um claro filtro que diz “não” a tudo o que não é real e verdadeiro, não permitindo que encontre morada em nossa mente. 

Terceiro, há uma ligação entre pensamentos verdadeiros e a “paz de Deus” do verso anterior. Podemos compreender que a “paz de Deus” floresce apenas onde há verdade. Portanto, varra para fora de sua mente tudo o que não tem compromisso com a verdade. Este é um exercício que devemos fazer diariamente, em busca de mentes santificadas em Cristo, que buscam e se alimentam da verdade, como lemos: “​​seja isto o que ocupe o vosso pensamento”. ​​

#ronaldolidorio #devocional #ansiedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário