quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um dos Segredos da Nossa Vitória | Sillas Campos

Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros. Salmos 119:24

Introdução:

O atleta amador leva desvantagem sobre o profissional, pois este tem um patrocinador/ condicionador físico/ treinador/ técnico.

Um investidor tem muito mais chances quando orientado pelos profissionais de uma boa corretora, de uma equipe de economistas!

O motorista com mapa ou GPS leva vantagem sobre aquele que não tem acesso a estes recursos.

Da mesma forma, o ser humano que tem a orientação da Palavra de Deus leva vantagem sobre aqueles que se estribam no seu próprio entendimento.

Como é isto na prática? Veja alguns exemplos.

Seu amigo descobre um jeito de ganhar dinheiro fácil. Com um pouquinho só de desonestidade ele vai enriquecer rapidinho. Ele lhe oferece uma oportunidade tentadora! Porém, os conselheiros da Palavra lhe dizem:

Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão livra da morte. Provérbios 10:2

É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça. Provérbios 16:8

Sem querer... você quase atropela um motoqueiro... ele desce da moto e começa a te xingar.  Sua reação inicial é contra-atacar, mas imediatamente seus conselheiros trazem ao seu coração os seguintes princípios:

A resposta calma/ branda desvia a fúria, mas a palavra ríspida/ dura desperta a ira. Provérbios 15:1

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

Você está pensando em paquerar... procurar uma esposa ou marido. Ou você está pensando em achar um sócio para expandir os negócios.  Logo seus conselheiros deixam claro uma questão crucial:

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?
2 Coríntios 6:14-15

Você se sente meio isolado e desprezado socialmente... "as panelas" em sua igreja ou família parecem estar com as tampas fechadas!  Sua tendência inicial é protestar e sentir pena de si mesmo.  Contudo seus conselheiros lhe mostram um caminho mais excelente: 

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Romanos 12:17

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:12

Seu chefe é chato e mesquinho, por isso seus colegas só levam o trabalho a sério na frente dele, em sua ausência, eles matam o tempo/ trabalham pouco... e incentivam você a fazer o mesmo. Porém, seus conselheiros o lembram dos princípios da ética cristã do trabalho:

Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo. Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como ao Senhor, e não aos homens, porque vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. Efésios 6:5-8

Você anda meio carente, e uma pessoa bonita e moralmente liberal começa a se engraçar com você.  Você se sente tentado, todavia seus conselheiros pulam na sua frente e gritam através da sua consciência:

Os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos conduzem diretamente para a sepultura. Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida. Agora, então, meu filho, ouça-me; não se desvie das minhas palavras. Fique longe dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa, para que você não entregue aos outros o seu vigor nem a sua vida a algum homem cruel, para que estranhos não se fartem do seu trabalho e outros não se enriqueçam à custa do seu esforço. Provérbios 5:3-10

Uma mulher casada começa insinuar-se para você. Seu colega diz que se fosse com ele, já teria aproveitado a oportunidade. O que fazer? Seus conselheiros não lhe deixam na dúvida!

Fuja da imoralidade sexual! 1 Coríntios 6:18

O homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará, pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar. Não aceitará nenhuma compensação; os melhores presentes não o acalmarão. Provérbios 6:32-35

Um irmão com quem você sempre se deu bem, numa determinada questão discorda veementemente da sua opinião, e durante a discussão acaba lhe ofendendo.  O que fazer?  Seus conselheiros sabem muito bem! E lhe dizem:

A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.
Provérbios 19:11

Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. 1 Pedro 4:8

Você assumiu a liderança de um bom projeto, algo que você sabe que agrada a Deus, porém seus liderados e auxiliares não cooperam muito... dão mancadas... a situação fica difícil... e você pensa em desistir! Mas nessa hora, seus conselheiros se aproximam e lhe dizem com amor:

Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9

Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. 1 Coríntios 15:58

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:5-6

Você se descuidou… deu oportunidade para sua carne, caiu em um pecado (naquele que você jamais pensou que cairia).  Envergonhado e desmoralizado, você escuta a voz do Inimigo dizendo: "Agora você é um dos nossos!" Porém, seus conselheiros se levantam e trazem a sua mente versos do tipo:

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.  Isaías 1:18

"Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado." Isaías 55:7

"Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." Salmos 51:17

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9

Dessa forma, a Palavra de Deus vai nos aconselhando, livrando, protegendo e abençoando!  Isto é um dos segredos da nossa vitória.

Por isso, o cristão não cai facilmente nas ciladas do Diabo, nos atalhos ilusórios do pecado, nas "roubadas" da sua própria carne.

Por isso, diariamente, vale a pena ler, meditar e estudar a sua bíblia.

Por isso, semanalmente, vale a pena participar da escola bíblica dominical ou do grupo de estudo bíblico.

Por isso, o Salmista disse:

Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros. Salmos 119:24

Por: Pr. Silas Campos

Fonte: Editora Fiel

O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.